top of page

Enel identifica 301 furtos de energia em Guapimirim e Cachoeiras




Uma ação conjunta entre a Enel Distribuição Rio e a Polícia Civil resultou na identificação de 301 irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residências de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. A operação, que ocorreu na semana passada, também levou a uma prisão em flagrante e registrou três ocorrências de consumo irregular.

Além da fiscalização, a iniciativa permitiu a negociação de 41 dívidas, possibilitando que os clientes regularizassem seus débitos. A empresa também ofereceu atendimento móvel a 77 clientes das cidades, permitindo que solicitassem segunda via de conta e troca de titularidade.


A ação incluiu o sorteio de 18 geladeiras mais eficientes para os moradores da região. Um total de 203 pessoas se inscreveram para participar do sorteio.

Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio, destacou a importância do trabalho conjunto com a Polícia Civil no combate ao furto de energia, resultando em benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes.


Essa operação foi a 48ª realizada desde 2019 e identificou cerca de 21,1 mil furtos de energia, sendo a maioria (92%) em residências e o restante em estabelecimentos comerciais nas 27 cidades por onde passou.


A Enel Distribuição Rio também aproveitou a ação para fornecer informações sobre segurança e consumo consciente de energia, bem como realizou a troca de 508 lâmpadas por modelos LED mais eficientes. A distribuidora também ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia.


Além de ser uma prática ilegal com pena prevista de até oito anos de prisão, o furto de energia impacta negativamente todos os consumidores, causando interrupções e dificultando o restabelecimento da energia elétrica. Além disso, a manipulação de medidores de energia irregulares pode causar acidentes graves. A Enel estima que, se não houvesse furto de energia, as tarifas dos clientes poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Para denunciar furto de energia, é possível acessar o site ou aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120, e não é necessário se identificar.


FONTE:O DIA

Комментарии


bottom of page