Espécie ameaçada de extinção é vista no parque estadual dos 3 Picos
- Cachoeiras News
- 9 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

Na sexta-feira passada, dia 2, uma espécie ameaçada de extinção foi avistada no Parque Estadual dos Três Picos, uma reserva natural na Região Serrana do Rio. Uma armadilha fotográfica registrou a presença do gato-do-mato-pequeno, contornando uma rocha em uma das trilhas da reserva, localizada em Cachoeiras de Macacu.
Essas câmeras camufladas foram instaladas nas trilhas do parque como resultado de uma parceria entre o órgão ambiental estadual e o Projeto Aventura Animal, com o objetivo de monitorar a fauna para pesquisas e atividades de educação ambiental. O gato-do-mato-pequeno, um dos menores gatos selvagens das Américas, possui uma coloração variando do amarelo-claro ao marrom claro, com manchas escuras. Sua dieta consiste principalmente de pequenos animais, como roedores, aves, lagartos, anfíbios e insetos, e ele tem hábitos tanto diurnos quanto noturnos, sendo geralmente solitário.
"A presença desse animal habitando o parque comprova a importância da preservação das nossas florestas. Por isso, estamos trabalhando para intensificar as nossas ações, que visam combater o desmatamento, e também em atividades de educação ambiental", destacou Philipe Campello, presidente do Inea.
"Essas imagens registradas pelas armadilhas fotográficas sāo utilizadas nas atividades de educação ambiental que realizamos nas escolas, com o objetivo de alimentar o conhecimento das futuras gerações, incentivando o sentimento de preservação da nossa diversidade biológica", acrescentou Rominique Schimidt, coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos.
Hozzászólások