top of page

Nascimento de Filhote de Anta em Cachoeiras


Em celebração ao Dia Mundial de Conservação da Natureza (28 de julho), biólogos festejam o nascimento de mais uma anta na natureza. Jasmim, reintroduzida em 2020 em Cachoeiras de Macacu pelo projeto Refauna com apoio do Projeto Guapiaçu, deu à luz seu terceiro filhote. Este é o sétimo nascimento desde o início do projeto de reintrodução no estado, em 2017. A anta estava extinta no Rio de Janeiro há mais de um século.




A descoberta do filhote, com um mês de vida, foi possível graças à ciência cidadã. O biólogo Manoel Muanis, em seu projeto de monitoramento na Reserva Ecológica de Guapiaçu, registrou o vídeo e compartilhou com a equipe do Refauna.



"A Jasmim veio do zoológico de Guarulhos e está apresentando um ótimo sucesso reprodutivo. Esse é seu terceiro filhote desde que foi reintroduzida", afirma Joana Macedo, coordenadora do monitoramento de biodiversidade do Projeto Guapiaçu. O objetivo do projeto é estabelecer uma população de pelo menos 50 antas nas florestas do Parque Estadual dos Três Picos e áreas adjacentes. Até agora, 22 antas foram reintroduzidas, com sete nascimentos registrados.


As antas são transportadas com cuidado e, após aclimatação, são soltas e monitoradas por armadilhas fotográficas e colares de radiotelemetria para acompanhar sua localização e saúde. “A reintrodução das antas é crucial para a restauração ecológica, pois elas ajudam na dispersão de sementes e manutenção da flora”, explica Gabriela Viana, dirigente do Ação Socioambiental - ASA.


O que é o Projeto Guapiaçu ?

Realizado pelo Ação Socioambiental - ASA com apoio da Petrobras, o Projeto Guapiaçu visa melhorar a região da Baía de Guanabara através de restauração, educação ambiental e reintrodução de fauna nativa.

O esforço conjunto está recuperando uma espécie que foi extinta no estado há mais de um século, trazendo esperança para a biodiversidade local.

Commentaires


bottom of page