Trilha sensorial para autistas é inaugurada em Cachoeiras de Macacu
- Cachoeiras News
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Uma trilha sensorial voltada para crianças autistas foi inaugurada nesta terça-feira (28) na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, localizada no Parque da Cidade de Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio. A trilha faz parte do Projeto Guapiaçu, realizado pela Ação Socioambiental (ASA) em parceria com a Petrobras e a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu.

O evento contou com a presença de nove famílias de crianças autistas, além de autoridades locais. A trilha sensorial, que proporciona uma experiência imersiva e educativa, visa estimular os cinco sentidos das crianças durante atividades de educação ambiental. Placas sinalizadoras e educativas foram instaladas ao longo do percurso, oferecendo informações sobre a fauna e flora da região, com o intuito de conscientizar os visitantes sobre a biodiversidade local.
“Essa iniciativa só foi possível graças a uma força-tarefa entre guarda-parques do Parque Estadual dos Três Picos, da APA Macacu, e reflorestadores do Projeto Guapiaçu, que se uniram para instalar todos os equipamentos”, destacou Gabriela Vianna, presidente da ASA.
O Parque da Cidade, onde a trilha está localizada, fica no Km 38 da RJ-116, em uma área conhecida como “Reta dos Ipês”. A trilha é aberta ao público em geral, sem a necessidade de agendamento, mas grupos podem marcar visitas antecipadas.

Para agendar visitas, o contato pode ser feito diretamente com o Projeto Guapiaçu e a APA Macacu durante a semana, das 8h às 17h, pelos seguintes e-mails:
mario.conceicao@institutoasa.org (Mario Antônio)
usopublicoapamacacu@gmail.com (Amanda Silva)
Também é possível obter informações por meio do Instagram oficial do projeto: @projetoguapiacu.
Sobre o projeto Guapiaçu
O Projeto Guapiaçu tem como objetivo melhorar a situação socioambiental da região da Baía de Guanabara, promovendo a restauração ambiental, a educação ecológica, o monitoramento da biodiversidade e a reintrodução de fauna nativa. A área de atuação inclui os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, que passaram por grandes mudanças na última década. A sub-bacia Guapi-Macacu, situada nessa região, é responsável pelo abastecimento hídrico de cerca de três milhões de pessoas.
Comments